Terça, 29 de abril de 2025, 11h53
Metodologia polly pig promove remoção de incrustações, aumentando a vazão
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapongas, a segunda maior de Itajaí, passa a produzir 20% a mais de água potável a partir desta semana, graças ao uso de uma tecnologia de limpeza profunda de tubulações, chamada de polly pig. De uma média de 123 litros por segundo (l/s), a meta é chegar a até 150 litros, o que representa quase 2 milhões de litros a mais de água potável sendo distribuídos todos os dias.
A metodologia polly pig consiste em lançar espumas de diferentes densidades dentro de tubulações que necessitam de limpeza profunda. Além de ser usado em sistemas de produção e distribuição de água potável, a mesma técnica também é utilizada em oleodutos e gasodutos. No caso da adutora que leva a água bruta até a ETA Arapongas, o processo está sendo realizado em quatro etapas, divididas em três dias de operações.
A primeira aplicação do polly pig na adutora de Arapongas aconteceu na última segunda-feira (28), utilizando uma espuma de baixa densidade, e deu ótimos resultados, elevando a vazão da tubulação para 144 l/s. No segundo dia de operações, terça-feira (29), foi realizada uma nova aplicação com peça de baixa densidade e em seguida foi lançada a espuma de média densidade, o que levou a produção da unidade a 150 l/s, um ganho de cerca de 22%. A última etapa, utilizando o modelo de alta densidade, está programada para maio.
A aplicação do polly pig, especialmente em tubulações que necessitam de bombeamento, como a adutora de Arapongas, que possui mais de cinco quilômetros de comprimento, também gera economia no consumo de energia elétrica, já que aumenta a capacidade de escoamento da água, ao remover a rugosidade causada pelas incrustações.
Conforme o Diretor de Saneamento do Semasa, Engenheiro Flávio de Faria: “Estamos desde a primeira semana do ano discutindo a melhor maneira de executar essa operação importantíssima, para obtermos os benefícios dela sem causarmos maiores dificuldades, ainda que temporárias, ao abastecimento. Toda a equipe está empolgada em ver que o momento de concretizar essa melhoria chegou e daqui para a frente os ganhos são crescentes”.
O uso do polly pig faz parte das ações emergenciais de enfrentamento aos problemas causados pelo subdimensionamento do sistema de produção de água potável para Itajaí e Navegantes, diante do alto crescimento demográfico em ambas as cidades nos últimos oito anos. O procedimento auxilia na redução das ocorrências de baixa pressão em diversos bairros, até a construção da nova ETA, que está em licitação.
115
SAC 0800 645 0195
(47) 3344 9000
(47) 99261 3492
Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura
Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101