Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Juntos Pelo Rio Itajaí acontece neste sábado (31) 

Terça, 27 de maio de 2025, 17h46

Itajaí se une em grande mutirão, blitz contra a dengue e educação ambiental.

A contagem regressiva para a 12ª edição do Mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes aegypti está chegando ao fim: faltam poucos dias para o evento que promete mobilizar a comunidade de Itajaí em prol da conscientização ambiental. A ação, que acontecerá no próximo sábado, dia 31 de maio, marcará o início da Semana do Meio Ambiente e conta com vagas limitadas para voluntários.

Promovido pelo Município de Itajaí, Semasa e Porto de Itajaí, o mutirão visa recolher resíduos das margens dos rios e encostas, além de sensibilizar a população sobre a importância do combate à dengue. Em 11 edições o Juntos Pelo Rio já recolheu mais de 100 toneladas de resíduos e já envolveu mais de 8 mil voluntários.

 

Inscrições e Pontos de Partida

As inscrições para os voluntários ainda estão abertas e devem ser realizadas pelo link: https://bit.ly/juntospelorioitajai2025. No ato da inscrição, os interessados devem selecionar um dos três pontos de check-in e retirada do kit de voluntário: Marina Itajaí, Molhe da Praia do Atalaia ou Itamirim Clube de Campo. Em todos os locais, os participantes serão recebidos com um café da manhã a partir das 7h30.

O kit de limpeza inclui camiseta, um par de luvas descartáveis e saco de lixo. Além disso, o evento disponibilizará protetor solar e repelente para garantir a proteção dos participantes. Todos os voluntários inscritos no site receberão certificado de participação após o evento.

A cerimônia oficial de abertura e a saída das embarcações vão ocorrer na Marina de Itajaí. As equipes de limpeza se dividirão para atuar por terra e por mar. A limpeza abrangerá o rio Itajaí-açu, a Baía Afonso Wippel, a Beira-Rio, os Molhes e a Praia do Atalaia, com voluntários partindo da Marina Itajaí e do estacionamento dos Molhes da Barra. As áreas no entorno do rio Itajaí-mirim ficarão a cargo dos inscritos no ponto do Itamirim Clube de Campo.

Os resíduos coletados por embarcações serão descarregados em uma embarcação maior destinada ao evento, enquanto os recolhidos por terra serão depositados em caçambas. Todo o material será pesado, com recicláveis encaminhados para cooperativas locais e não-recicláveis para aterro sanitário.

Educação Ambiental e Novidades

Além do mutirão de limpeza, o evento contará com um Espaço de Educação Ambiental gratuito, coordenado pela Agenda 21, com dez oficinas educativas disponíveis à população a partir das 8h30, em frente à Associação Náutica de Itajaí (ANI). Não é necessário inscrição prévia para participar das oficinas.

Uma das grandes novidades desta edição é o Ecoponto itinerante para lixo eletrônico, trazido pelo Colégio Unificado em parceria com a Reciclavale, que permitirá o descarte correto de eletrônicos. A tradicional blitz educativa de conscientização sobre a dengue também será realizada na avenida Ministro Victor Konder.

Orientações Importantes para Voluntários

Para garantir a segurança e o conforto de todos, os voluntários devem vestir calças compridas e tênis. É recomendado agasalhar-se, pois a previsão é de tempo bom, porém com frio. O uso de coletes salva-vidas é obrigatório para quem atuar nas embarcações, e menores de 18 anos não são permitidos a bordo. O evento contará com o monitoramento da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí – Marinha do Brasil, assegurando a segurança de todos os participantes.

Inscrição de Embarcações

Proprietários de embarcações que desejam contribuir para a limpeza por mar ainda podem se inscrever. Barcos de baixo calado, canoas, caiaques e jet skis são essenciais para a operação. Os interessados devem enviar um e-mail para juntospelorioitajai@gmail.com com a documentação de registro da embarcação, habilitação do piloto e a capacidade de pessoas a bordo.

Promovido pelo Município de Itajaí, pelo Semasa e pelo Porto de Itajaí, o 12º Juntos pelo Rio Itajaí tem apoio dos seguintes atores privados e instituições públicas: Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, Gerência de Controle de Zoonoses, Programa de Controle de Dengue, Codetran, Guarda Municipal Ambiental, Recicla Itajaí, Ambiental, Marina Itajaí, Itamirim Clube de Campo, Univali, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Associação de Surf Praias de Itajaí, Tecadi, Maersk, Nauterra, BR Partners, Braskarne, Itajaí Lixo Zero, ATL Global, Barra do Rio, Quality Log, Allog, JBS, Litoral Engenharia, Valle Ambiental, Trocadeiro, Klabin, Ambipar, Instituto Crescer, Equilibrios, SC Portos, Cantuinc, Canaveral, OL Logistica, Brigada Ambiental de Santa Catarina, Seaport, Credifoz, Eroma EDM, DC Logistics Brasil, Cooperfoz, Panificadora Pão Nosso, Trust Group, Reciclavale, Produserv, Instituto Marcílio Dias, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Marinha do Brasil, Vale Safe, Praticagem e NSC.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101