Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Itajaí adota medidas para enfrentar falta de água

Segunda, 24 de abril de 2006, 17h55

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-Estrutura – informa que o prefeito Volnei Morastoni decretou situação de emergência a partir desta segunda-feira (24/04) em função do problema de abastecimento de água em Itajaí e Navegantes. Foram tomadas ainda outras medidas para minimizar e resolver o problema.

- O Semasa está captando água do Itajaí-Mirim quando os índices de salinidade se apresentam com até 900mg de sal por litro de água – o que aconteceu entre 8h e 10h da manhã de hoje. Com isso a água que chegar aos consumidores nas próximas horas não é própria para consumo. Esta água deve ser usada apenas para limpeza doméstica e descarga. O Semasa esclarece que esta água não poderá ser ingerida nem usada em aparelhos elétricos, principalmente chuveiros sob o risco de queimar o equipamento e provocar choques elétricos.

- Uma draga flutuante está sendo transferida do Itajaí- Mirim velho para as proximidades da Estação de Tratamento São Roque. Este equipamento deverá estar instalado nas próximas 24h. Ele vai captar água cerca de 1km a montante do segundo ponto de captação para tentar escapar da cunha salina e normalizar o abastecimento a partir de quarta-feira.

- Uma barragem começou a ser construída a partir da tarde desta segunda-feira no Rio Canhanduba. Esta obra vai evitar que a cunha salina também contamine este manancial. A ETA Arapongas vem sofrendo nos últimos dias com paralisações sistemáticas por conta de concentração de poluentes. Para resolver esta questão uma comissão com representantes de várias entidades, como Vigilância Sanitária, Saúde Pública e Secretaria de Agricultura está numa força tarefa nesta tarde identificando e notificando possíveis agentes poluidores.

- Dois reservatórios estão sendo reativados para reservar a água que for possível tratar. Um deles com 1 milhão de litros fica no centro da cidade e estava à disposição da Celesc por conta de uma decisão judicial contra a Casan. Outro reservatório no Loteamento Padre Jacó com capacidade para armazenar 400 mil litros de água está sendo limpo e pode transformar-se numa mini-estação de tratamento, já que está próxima a um manancial de água potável.

- Dois telefones do Semasa estão disponibilizados para agendamento de caminhões –pipa. O Semasa está priorizando o abastecimento de instituições – creches, escolas, postos de saúde, asilos e hospitais. São os ramais 3344 9006 e 33449028. O Semasa está em contato com outros municípios para disponibilizar mais veículos e atender mais instituições e comunidades.

- O Semasa está recebendo várias manifestações de apoio e agradece a comunidade. A sede campestre da Sociedade Fazenda, na Rua Luci Canziani no bairro Praia Brava tem água mineral de um poço e está colocando a disposição da comunidade. Os empresários Augusto Dalçoquio e Jorge Seif também estão cedendo caminhões para abastecimento da comunidade que será agendado junto às quatro sub-prefeituras nos bairros Cordeiros, Itaipava, São Vicente e Fazenda. Estes locais vão priorizar o atendimento às comunidades mais carentes. A Emasa de Balneário Camboriú está solidária ao problema e já liberou água da ETA local para o abastecimento de caminhões-pipa.

Quaisquer novidades ou alterações serão repassadas à comunidade pela imprensa.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101