Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 PLANTÃO NOTURNO VAZAMENTOS (47) 99165 4131

Sobre o SEMASA

Histórico

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura foi criado em 08 de janeiro de 2003, pela Lei Municipal n° 3.863. Esta municipalização foi o resultado da não renovação do contrato com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que administrava o abastecimento de água em Itajaí desde 1973.

No dia 1º de abril do ano de 2003 o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (SEMASA) foi inaugurado. Ao longo desses dois anos a autarquia trabalha em reformas no sistema de água da cidade. Nos primeiros noventa dias de trabalho do ano de 2003, a empresa implantou 200 metros de rede de esgoto, completando até o final do primeiro ano de trabalho, outros 800 metros na rua Hercílio Luz, sendo esta a primeira e única rede de esgoto na cidade de Itajaí.

O ano de sua fundação caracterizou-se por uma histórica reformulação no sistema de abastecimento de água na cidade de Itajaí, onde a autarquia implementou obras cujo investimento alcançou quatro milhões de reais, para aumentar a reservação de água em até 20%.

A autarquia foi se estruturando e abriu novas vagas por meio do único concurso público. Desta forma possibilitou a atualização dos setores e a entrada de profissionais capacitados na execução das funções técnicas e administrativas.

Os anos de 2005 e 2006 foram marcados pelo início dos projetos para implantação da rede coletora de esgoto de Itajaí. Firmou-se a parceria entre SEMASA e Ministério das Cidades para o PNSS – Programa de Modernização do Setor Saneamento para desenvolver projetos de modernização e implantação de melhorias, bem como auxiliar a autarquia na busca de linhas de crédito, principalmente junto ao BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e o Desenvolvimento.

Destaca-se o acordo de cooperação técnica, assinado entre o Semasa e o Ministério das Cidades, que tem por objetivo promover a modernização do setor de Saneamento Ambiental que envolve água, esgoto sanitário, lixo e drenagem.

Este foi um grande passo para a história do Município. Itajaí, através de carta-consulta do Semasa, foi a primeira cidade do Brasil a assegurar recursos do BNDES através do Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC, desenvolvido pelo Governo Federal desde 2007.

Com a aprovação de outros recursos pela Caixa Econômica Federal, e mais contrapartida de verbas próprias, a Autarquia pôde investir na implantação da primeira etapa do esgoto sanitário da cidade, e ampliação de captação, tratamento e distribuição de água.

O início das obras de implantação da rede de esgoto na cidade marcam o ano de 2008. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, a cidade de Itajaí se prepara para uma nova fase ambiental.

Em 2013, completando apenas 10 anos desde sua fundação, o Semasa comemora os grandes investimentos e grandes obras concretizadas desde a municipalização do serviço de saneamento da cidade. Nesta década, a Autarquia também ampliou sua capacidade de atendimento em aproximadamente 50%.

Em 2014, após um longo período de assentamento da tubulação nas ruas da cidade, finalmente o esgoto doméstico tem um destino correto: A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Sua capacidade de tratamento é de 133 litros por segundo e sua eficiência pode ser capaz de remover 95% da carga orgânica.

Além da edificação da ETE, foram instalados 80 quilômetros de tubulações e 17 elevatórias subterrâneas. Em junho de 2014, é oficialmente inaugurado o sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto da cidade, e as residências dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e Vila Operária são autorizadas a iniciar o processo de ligação residencial na tubulação de esgoto.

O Semasa segue evoluindo, cumprindo o que preconiza a Lei Municipal nº 6.472/2013, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico. Com o Plano Municipal de Saneamento Básico o Semasa passa a ter um planejamento estratégico nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, visando nortear as ações, bem como futuras expansões em seu sistema.

Conheça mais a história do Semasa...

SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 PLANTÃO VAZAMENTOS (47) 99165 4131

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura Rua Heitor Liberato, 1189, São Judas, Itajaí, SC, CEP 88303-101