Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Draga começa a operar no Rio Itajaí-Mirim

Quarta, 26 de abril de 2006, 19h50

Na noite desta quarta-feira a draga flutuante começou a bombear água 700m acima do segundo ponto de captação. Nas análises dos últimos dias este novo local de captação vem apresentando índices de salinidade entre 75 e 120mg de sal por litro de água – níveis aceitáveis de acordo com o Ministério da Saúde (até 250mg/l). Esta medida minimiza o problema da salinidade e o abastecimento deve se normalizar nesta quinta-feira.

Além disso, técnicos do governo estudam a abertura de um canal por terra para captar água do Itajaí-Mirim num ponto bem acima onde a cunha salina não chega. O trabalho demoraria cerca de 30 dias para ficar pronto. “Paralelamente a estas ações estamos providenciando o projeto da barragem definitiva do Itajaí-Mirim e possível ampliação do ponto de captação”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

A estrutura montada para o abastecimento de água potável em 14 reservatórios espalhados pelos bairros Cordeiros e São Vicente e nas escolas, creches e postos de saúde permaneceram durante toda a noite. Caminhões-pipa percorrem a cidade enchendo as caixas d´água das instituições. As comunidades mais carentes que não têm condições de comprar água para beber podem buscar abastecimento nas sub-prefeituras de Cordeiros e São Vicente, enquanto a água apresentar níveis de salinidade acima do normal.

O problema do abastecimento começou no último final de semana. A El Nina aliada a outros fenômenos meteorológicos como vento sul em alto mar causaram a intrusão da cunha salina e a permanência da maré no leito do Rio Itajaí-Mirim. “Este fenômeno foi atípico e resultou numa situação de emergência. Primeiro com a interrupção do abastecimento, depois com a salinidade na água da rede”, explica o diretor-geral do Semasa, Marcelo Sodré.

COLABORAÇÃO

As Estações de Tratamento de Arapongas e São Roque funcionam sem parar desde a noite de segunda-feira. Porém o alto consumo impede que o abastecimento dos reservatórios. “Toda a água produzida é imediatamente consumida pela população por causa da demanda, mas é preciso usar apenas o essencial para que tenhamos água reservada para uma possível nova situação de paralisação do tratamento”, destaca o engenheiro Wolfgang Roedel.

O Semasa pede a colaboração de todos. A situação de emergência continua apesar da atual normalização atual do sistema. Use somente o essencial. Mas do que nunca valem as dicas de uso racional da água. Os banhos devem ser rápidos. A louça pode ser ensaboada e os dentes escovados com a torneira fechada. Não use a água da rede para lavar carros e calçadas. Molhe as plantas apenas com regador ou baldes. Se cada um fizer a sua parte o problema atingirá menos pessoas por menor tempo. O Semasa também agradece a colaboração de empresários e comunidades que vêm contribuindo neste período.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101