Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Audiência pública reúne mais de 100 pessoas para discutir barragem

Terça, 20 de junho de 2006, 16h34

O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (19/06) na Capela do Bairro São Roque. A realização de audiência pública é uma exigência da Fatma para aprovação da obra que deve começar em julho.

A presença da comunidade e de representantes de entidades públicas e privadas garantiu o objetivo da audiência. Durante três horas técnicos, o diretor do Semasa e o Prefeito Volnei Morastoni expuseram a situação da salinidade e a solução para o problema; uma barragem de contenção da cunha salina, além de responder as perguntas do público. A obra que deve custar cerca de R$ 4 milhões e 500 mil tira definitivamente Itajaí e Navegantes da posição de refém deste fenômeno natural, agravado pela estiagem que assola toda a região sul do país.

Na primeira parte o diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré tentou tranqüilizar os moradores sobre a preocupação de possíveis impactos da barragem. “Não é possível comparar uma obra feita pela antiga administração com troncos de eucalipto, de forma rudimentar com uma obra de engenharia assinada por profissionais renomados no assunto”, destaca Sodré garantindo ainda a responsabilidade por danos que porventura venham a ser causados pela barragem aos agricultores. A obra irá contar com tecnologia holandesa.

Em seguida os presentes acompanharam a fala do procurador do Ibama, Genésio Nolli. “Faço aqui um apelo aos presentes: que participem e que assumam também a responsabilidade pelo problema da água. Nós, dos órgãos ambientais estamos atentos ao projeto, fazendo as definições necessárias para que não haja prejuízos futuros”, completa Nolli. O prefeito Volnei Morastoni aproveitou a fala do procurador para se comprometer diante dos presentes. “Mais do que um papel assinado, empenho aqui a minha palavra de que não nos omitiremos em arcar com possíveis danos. Peço um voto de confiança para que terminemos o mais rápido possível esta barragem, resolvendo com isso um problema de décadas que atinge cerca de 200 mil pessoas entre Itajaí e Navegantes”, conclui Morastoni.

Depois a audiência pública foi marcada pela explanação dos aspectos técnicos da barragem. A obra foi apresentada com ilustrações pelo engenheiro Sérgio Juk e o Plano Básico Ambiental foi explicado pelo oceanógrafo Fernando Diehl. A barragem ficará a menos de 300 menos da Estação de Tratamento de Água do São Roque e contará com 8 comportas que só serão fechadas em caso de salinidade no leito do rio. “Em situação normal da água as comportas ficarão levantadas permitindo o fluxo natural do Itajaí-Mirim”, explica Juk. “Durante 18 meses nós estaremos monitorando todos os possíveis efeitos da barragem, desde influência da fauna e flora locais bem como a difusão das informações sobre o desenvolvimento das atividades desta obra”, destacou Diehl.

Aberto o prazo para inscrições de perguntas a comunidade participou e questionou alguns aspectos da obra. Entre as dúvidas mais comuns estava o local de construção e a eficiência da barragem. Os técnicos presentes e o diretor geral do Semasa são unânimes em dizer que o investimento resolverá de vez o problema da salinidade com o mínimo de impactos. O próximo passo agora é a publicação da ata da audiência no site do Semasa, prevista para esta quarta-feira. A seguir a comunidade que assinou a lista de presença da audiência terá 72 horas para discordar ou acrescentar algum detalhe da reunião. Depois o documento será encaminhado às entidades ambientais. O Semasa aguarda a liberação dos recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional na ordem de R$ 3 milhões e 200 mil reais. A complementação do investimento será feita com recursos próprios da autarquia. A previsão é de que a primeira etapa da obra que já deverá conter a cunha salina esteja pronta em 60 dias, após o início da obra. A conclusão total da barragem deve ser antes do final do ano.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101