Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AGILIZA SERVIÇO PÚBLICO

Quinta, 11 de janeiro de 2007, 17h18

O principal avanço do Semasa nessa área foi a implantação do site em janeiro do ano passado. Este mês o serviço on-line completa 1 ano com mais de 75 mil acessos.

Como um conjunto de ferramentas em computação, a Tecnologia da Informação(TI) ainda é primária na maioria dos serviços públicos. Porém ações nessa área representam um avanço na melhoria do atendimento ao cidadão, bem como, o aumento da eficiência, da capacidade de reorganização, da disponibilidade de informações e da transparência de gestão. Um exemplo está no Semasa, de Itajaí.

Criado há quase 4 anos, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-Estrutura (Semasa) não dispunha de um site quando a nova administração assumiu em janeiro de 2005. Parece pouco, mas a implantação desse serviço mudou a rotina de atendimento ao cidadão. “Ficamos meses trabalhando no layout, no conteúdo e nas rotinas desse site para que ele atendesse à expectativa de melhorar a vida dos usuários”, destaca o gerente de informática da autarquia, José Roberto dos Santos.

O site www.semasa-itajai.com.br prima pela informação e pela interatividade. Entre os serviços oferecidos está a possibilidade de impressão da segunda via da fatura de água e do histórico do cliente a partir de 2003. Desde que o site foi ao ar em janeiro do ano passado a média de segunda via impressa aumenta mês a mês. Em dezembro mais de 2 mil pessoas retiraram o documento pela Internet. “Antes do site todas essas pessoas teriam que ter vindo aqui pessoalmente para pegar o documento, o que aumentaria em pelo menos 40% o fluxo do atendimento, gerando fila e menos eficiência”, explica a gerente de atendimento, Larissa Cascaes.

Esta semana o site completou 75 mil acessos. A página tem links como notícias e comunicados com as informações periódicas sobre a autarquia e os serviços de utilidade pública. O cidadão também pode acompanhar hora a hora os índices de salinidade. A interatividade do site permite ainda que o usuário também escreva para o Semasa pedindo informações, fazendo críticas, elogios ou tirando dúvidas. “Recebemos vários e-mails por dia".

Outras ferramentas de TI estão sendo adotadas pelo Semasa. Em novembro passado, a leitura dos hidrômetros das 42 mil unidades de consumo que era terceirizada passou a ser feita por funcionários do próprio Semasa. “Para realizar o trabalho a autarquia adquiriu 15 palms e 15 impressoras simultâneas – equipamentos de mão para coleta de dados de consumo e emissão de fatura – mais modernos que com novas rotinas agilizaram o serviço e diminuíram a possibilidade de erro”, complementa Santos. Contrariando a máxima de que santo da casa não faz milagre o software das máquinas foi desenvolvido pela própria equipe de informática do Semasa.

A transparência do serviço público é outra vantagem oferecida pela TI. O link licitações é um belo exemplo. “Antes cada fornecedor interessado precisa vir ao Semasa e pegar uma cópia em disquete dos editais. Hoje, basta ele se cadastrar no site e baixar o edital no computador dele e, ainda acompanhar passo a passo licitação e receber informações automáticas on line sobre qualquer alteração”, exemplifica o gerente de licitações Isaías de Souza. Com esse cadastro o departamento também agiliza os orçamentos e tem via computador todas as empresas interessadas em fornecer produtos e serviços para a autarquia.

Outros projetos são estudados pela Direção Geral e Gerência de Informática, para ampliar os serviços on-line e estendê-los inclusive para além da sede da autarquia. “Temos certeza que o computador pode ser um importante aliado na melhoria do atendimento ao nosso usuário”, destaca o diretor geral do Semasa, Marcelo Sodré.


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101