Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

Novidades

Site do Semasa agora possui Agência Web

Segunda, 14 de janeiro de 2019, 15h07

Dá para resolver muita coisa da sua água sem sair de casa. O site do Semasa de Itajaí, que já disponibilizava há muito tempo a segunda via de faturas, agora também oferece vários outros serviços em uma autêntica agência virtual. Entre as novas facilidades tem a certidão de débito, a simulação de cálculo da fatura, a previsão de datas de leituras, os históricos de consumo e de pagamento e um canal de contato com o atendimento.

É só entrar em http://agencia.semasaitajai.com.br e ter em mãos seu número de matrícula, que é aquele que aparece na parte superior da conta de água, seu cpf e um e-mail para contato. Durante o cadastro, você vai criar uma senha de sua preferência, dando segurança e privacidade para os seus dados.

Antes da criação da agência, era necessário vir pessoalmente ao Semasa para emitir documentos e consultar detalhes do seu relacionamento com a autarquia. Um dos principais itens que os usuários solicitavam o acesso online era a certidão de débito, que é necessária para diversas operações envolvendo o imóvel. Agora a certidão pode ser emitida a qualquer hora, precisando só de alguns cliques.

A simulação de cálculo da fatura é uma funcionalidade bem conectada com a realidade de quem mora no litoral, principalmente durante o verão. É só preencher quanto você acha que haverá de consumo e escolher se quer saber só o valor da água, só o valor do esgoto ou dos dois juntos. Se, por exemplo, moram apenas duas pessoas na sua casa e vocês costumam consumir digamos 12 metros cúbicos por mês, se você tiver quatro pessoas a mais em um mesmo período é provável que serão utilizados cerca de 36m³. É só colocar esse número no sistema e ele vai dizer o valor correspondente a ser faturado.

A previsão de data de leitura é bem legal para quem gosta de ter o valor das contas com bastante antecedência e planilhar tudinho. Os históricos de consumo e de pagamento também são grandes aliados na economia doméstica pois nos permitem identificar os meses anteriores em que utilizamos mais água do que o normal, podendo assim ficarmos atentos aos nossos hábitos e pensarmos em atitudes sustentáveis.

Na seção “fale conosco”, o usuário pode escrever mensagens sobre assuntos diversos, tirando dúvidas, fazendo sugestões e registrando reclamações e elogios. O retorno pode ser dado por e-mail ou telefone. “A nova ferramenta oferece ainda mais praticidade para os itajaienses, eliminando a necessidade de deslocamento para certas demandas simples e criando mais disponibilidade para o nosso atendimento presencial se concentrar em situações mais complexas, que exigem a ação humana. É uma evolução tecnológica que também reflete nosso avanço como instituição pública e como pessoas” considera o Diretor Geral do Semasa, Diego Antônio da Silva.

Imagens


115 SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000 (47) 99261 3492 WhatsApp Telegram

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, Vila Operária, Itajaí, SC, CEP 88303-101