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Novidades

Nota de esclarecimento aos consumidores

Sábado, 16 de novembro de 2019, 13h29

Na manhã desta sexta-feira (15), o SEMASA foi informado sobre inúmeras ocorrências de prejuízos na água distribuída nos bairros Cidade Nova, São Vicente e Cordeiros. Como a operação do sistema é realizada por uma empresa terceirizada, o SEMASA imediatamente determinou à responsável que buscasse identificar as causas e adotasse as medidas emergenciais necessárias para solucionar o problema, sob risco de serem tomadas medidas contratuais previstas.

Os motivos do grave problema na água decorrem de uma série de fatores:

- Idade de algumas adutoras, que possuem mais de 30 anos, e que com o passar do tempo acumularam incrustações de ferro e manganês nas paredes. Lembrando que ferro e manganês são metais encontrados naturalmente na água do rio Itajaí-mirim.

- Feriado com elevado consumo de água em virtude das chuvas nos últimos dias, que fez com houvesse uma maior velocidade dentro dos canos, promovendo o desprendimento do ferro e manganês aderido.

-Execução de diversas obras na cidade, que acabaram atingindo algumas tubulações de água, e com isso demandaram a interrupção do abastecimento de alguns trechos, fazendo com que, no retorno da água, houvesse também o desprendimento de incrustações. 

- Execução de obras no reservatório de água do São Roque, também podem ter contribuído para desestabilizar a rede.

- Por fim, o fato de 100% da rede de água ser interconectada, faz com que a turbidez se espalhe mais facilmente, pois a rede herdada da Casan não é dividida fisicamente em setores. 

É importante que o consumidor saiba que o SEMASA está investindo mais de R$ 1 milhão nos estudos para setorização da rede e nos projetos de reforma e melhoria da mesma, para que episódios como esse não se repitam e não voltem a causar transtornos à população. O SEMASA informa que, no âmbito estrutural, o inédito estudo de setorização tem previsão de conclusão no início de 2020.

Para amenizar o problema de turbidez nesta sexta-feira, o SEMASA determinou expressamente à empresa que opera o sistema para que fossem adotadas as medidas corretivas, orientando especialmente que aumentasse o número de descargas de rede, para limpeza, aumentando também a dosagem de alguns produtos químicos utilizados no tratamento de água. 

O SEMASA informa também que os problemas ocorridos são exclusivos do sistema de distribuição e não do sistema de tratamento de água. As estações estão operando sem problemas e água tratada, na saída das estações de tratamento de água, estão atendendo aos padrões de potabilidade exigidos pelo

Ministério da Saúde.

O SEMASA lamenta o episódio e reitera que está, por meio da contratada responsável pela operação do sistema, adotando as medidas necessárias a solução.

Colocamo-nos à disposição pelo 0800 645 0195.


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