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O Semasa orienta consumidores para o uso racional de água neste período de isolamento social. Com as famílias em casa na maior parte do dia e a suspensão de aulas, o consumo passa a ser muito superior. ⁣

Quinta, 07 de maio de 2020, 15h24

Na primeira semana de quarentena, a autarquia registrou aumento substancial de consumo, em torno de 65 milhões de litros de água a mais que o normal para o período. No maior grupo de leitura, que engloba o Santa Regina, Volta de Cima, Portal e parte do São Vicente, o consumo passou de 173 milhões de litros em fevereiro para 202 milhões de litros em abril. A estimativa é que, de maneira geral, o volume de água para abastecer Itajaí tenha crescido 17% entre fevereiro e abril.⁣ 



Em alguns domicílios o Semasa identificou quase o dobro de consumo do período anterior. 

É importante observar na fatura que são adotadas faixas de consumo, conforme tabela tarifária. Na categoria residencial normal, por exemplo, até 10 m³ a tarifa é de R$ 2,92. Caso o consumo fique entre 11 m³ e 25 m³, a tarifa passa para R$ 5,25. Acima de 25 m³ a tarifa é de R$ 7,28.⁣



Atitudes conscientes podem contribuir para reduzir o uso de água, como fechar a torneira enquanto não estiver usando, acumular roupas para utilizar a máquina de lavar de uma única vez, reaproveitar água para lavar calçadas e diminuir o tempo no banho são alguns exemplos.⁣





Solicite a revisão⁣



Apesar dos fatores que incidem sobre o alto consumo, o cliente pode solicitar revisão a fatura, um direito como consumidor. O Semasa está de plantão para o atendimento, pelos canais telefônicos e presencialmente.⁣

A revisão leva em conta três situações. Na primeira ação o Semasa confere a leitura do hidrômetro. Se estiver correta, mas o consumo apresentado está além do habitual no imóvel, o consumidor é orientado a verificar vazamentos. Se a leitura estiver correta e não forem detectados vazamentos, o cidadão pode solicitar a aferição do hidrômetro.⁣



Para ter acesso à revisão da fatura, o consumidor deve apresentar foto da numeração no hidrômetro (da sequência de números em preto) e a fatura atual, com a matrícula do imóvel. ⁣



Esse atendimento ocorre pelo WhatsApp 47 99261 3492, ou diretamente na sede do Semasa, das 7h às 19h. Para mais orientações, o cliente pode ligar para 3344 9000, 0800 645 0195, ou 115, com plantão 24h.

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