Tratamento de água por ultrafiltração entra em funcionamento em Itajaí

Retornar

09/01/2026 19h40

Unidade com tecnologia de ponta reforça abastecimento durante o verão

 

O sistema de abastecimento de água de Itajaí e Navegantes conta, pela primeira vez, com uma unidade de tratamento por membranas de ultrafiltração (UF). A produção pode chegar a 85 litros por segundo, reforçando a distribuição em até 306 mil litros por hora.

O equipamento é composto por módulos, o que facilita a instalação e agiliza o início da operação. Em Itajaí, o primeiro de dois contêineres foi instalado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapongas. Com o início da operação do segundo  módulo, previsto para a próxima semana, a capacidade de produção do complexo Arapongas será ampliada em cerca de 65%. 

O maior dos módulos chegou ao local de instalação, no bairro Canhanduba, no último dia 23. O transporte e posicionamento contou com o auxílio da Coordenadoria de Trânsito (Codetran), pela necessidade de bloquear totalmente a rua João Dalmolin durante cerca de uma hora.

Dentro da unidade, a água bruta captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim passa por uma membrana fabricada em material poroso, que retém turbidez, microplásticos  e até bactérias. A mesma tecnologia é utilizada para reaproveitamento de água na Flórida, purificação de água potável na Suíça, processamento industrial de água na Rússia, pré-tratamento para dessalinização no Turcomenistão, tratamento de águas residuais na China e dessalinização de água do mar para siderurgia em Abu Dhabi.

Além do processo de ultrafiltração, a água tratada na unidade vai passar por todas as etapas químicas necessárias para o atendimento pleno da Portaria GM/MS Nº 888, de 04 de maio de 2021, que estabelece os critérios nacionais de potabilidade.

A unidade de ultrafiltração vai funcionar provisoriamente, até a entrada em operação da nova ETA no São Roque, que vai acrescentar 500 litros de água potável por segundo ao sistema de Itajaí e Navegantes de forma definitiva.

Para o Diretor Geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho, a implantação da solução representa “a busca constante por modernizar nossa forma de trabalho, com eficiência e inovação”.