Prefeitura de Itajaí

SEMASA | Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000

Meio Ambiente

Água potável no Planeta

Purificar a água é um processo caro, que inicia com a adição de sulfato de alumínio quando a água bruta entra na estação de tratamento. Esta substância química faz com que as impurezas contidas na água se unam, o que é chamado de coagulação.

Esta água segue por uma calha e entra no floculador, onde é agitada lentamente para que as partículas aumentem, formando flocos. A etapa seguinte é a decantação, em grandes tanques, onde os flocos, por serem mais pesados do que a água, afundam, ficando ali depositados.

A água continua seu caminho nesse processo de limpeza. Já melhorou bastante desde que chegou à estação. Mas ainda há algumas impurezas e, por isso, passará por um filtro com carvão mineral, camadas de areia e outras de seixos, com granulações diversas. Pronto, a água está limpa. Mas o trabalho ainda não concluiu, falta a desinfecção. É o momento de adicionar Hipoclorito de Sódio (cloro), cloro gasoso ou Dióxido de Cloro, produtos que têm a função de manter a água livre de bactérias e microorganismos até sair pela torneira na casa do consumidor. A água recebe ainda Fluossilicato de Sódio ou Ácido Fluossilícico (o flúor, que ajudará a proteger os dentes das cáries) e Cal Hidratado ou barrilha, que tem a função de corrigir a acidez (pH) da água.

Agora sim, a água pode ser bebida ou usada para cozer alimentos sem risco de se contrair uma das chamadas doenças de veiculação hídricas, como hepatite, poliomielite, febre tifóide, gastroenterite, esquistossomose e cólera, entre outras.


SAC 0800 645 0195 (47) 3344 9000

escreva@semasaitajai.com.br

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura

Rua Heitor Liberato, 1189, São Judas, Itajaí, SC, CEP 88303-101