Itajaí pede economia de água diante de quadro de baixa pressão

Retornar

18/12/2025 18h34

O abastecimento de água potável em Itajaí continua registrando áreas com pressão abaixo do desejável na tarde desta quinta-feira (18). Os pontos críticos estão concentrados principalmente nos bairros Centro, Praia Brava, Fazenda e Fazendinha A causa da pressão reduzida é o grande consumo, que supera a capacidade atual de produção do sistema.

Por volta das 18h de hoje, o reservatório do Morro da Cruz está vazio, com Cabeçudas em pouco mais de um quarto, São Roque em 38% e Arapongas em 53%. Com o avanço no horário de pico de consumo, que pode se estender até as 21h, o prognóstico é de piora das condições. Na área central do município, a maioria das bombas de recalque (boosters), responsáveis por levar a água aos terrenos em cota alta, já não consegue operar, em função da pressão de entrada insuficiente. 

Em imóveis sem reservatório próprio ou com instalações hidráulicas que dependam de pressões mais elevadas, a redução da vazão na rede de distribuição pode levar à falta de água. A NBR 5626 - Instalação predial de água fria prevê que “O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio” e também que “No caso de residência de pequeno tamanho, recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 L.”

O uso racional é a principal ferramenta que a população possui para minimizar as dificuldades para todos. Uma caixa d’água grande pode levar até seis horas para encher completamente, portanto economizar agiliza muito a recuperação e possibilita que outros imóveis no entorno também recebam água quando a pressão está limitada.

O Semasa conta com a colaboração de seus consumidores e pede desculpas pelo transtorno. Estamos à disposição 24h para emergências pelos números 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp pelo (47) 99261-3492.