Turbidez no Itajaí-mirim acende alerta para economia de água

Retornar

31/12/2025 11h04

O sistema de tratamento de água responsável por abastecer os municípios de Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades nesta quarta-feira (31), devido à turbidez elevada no ponto de captação. Na medição realizada às 10h de hoje, o índice registrado no canal retificado do rio Itajaí-mirim foi de 1.443 NTU (unidades de turbidez), mais de 14 vezes o limite de eficiência.

As condições do rio após as fortes chuvas de ontem, principalmente na região do Alto Vale, reduzem a capacidade de produção das Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Isso também impede o enchimento dos reservatórios, causando redução na pressão de abastecimento ao longo do dia.

Em Brusque, o dado mais recente é de 6.335 NTU à montante de Itajaí, o que indica que as dificuldades podem ser estender por um período prolongado. O valor limite para funcionamento pleno do sistema de tratamento convencional utilizado é de 100 NTU.

A recomendação aos moradores e visitantes é a economia de água. Banhos curtos, limpeza com vassouras, adiamento de atividades não essenciais e priorização da hidratação. Essas medidas simples auxiliam na distribuição equilibrada da água disponível e previnem maiores inconveniências.

Os imóveis mais imediatamente afetados serão os que não possuem caixa d’água ou estão localizados em terrenos altos, por isso reforçamos o pedido de instalação em todas as edificações que ainda não possuem, para minimizar o impacto em situações emergenciais.

Não é possível estimar um prazo para a normalização total. O Semasa está à disposição dos consumidores 24h para emergências pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.