Baixa pressão pode afetar abastecimento em áreas de Itajaí

Retornar

13/08/2025 18h15

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) identificou o risco do surgimento de pontos de baixa pressão em ruas dos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha, Nossa das Graças e Praia Brava na noite desta quarta-feira (13). A indisponibilidade hídrica é consequência dos níveis críticos dos principais reservatórios do sistema que abastece Itajaí e Navegantes.

Algumas das bombas de recalque responsáveis por enviar água a áreas de maior altitude já entraram em desligamento automático por volta das 18h. Os técnicos preveem que os demais boosters devem parar de operar nas próximas horas, devido ao aumento do consumo, típico do período. Restringir o uso de água ao essencial auxilia na melhor pressurização e distribuição.

A principal causa das dificuldades no sistema está relacionada ao consumo maior do que a atual capacidade de produção. Não é possível estimar um horário de normalização. O Semasa já recebeu três dos componentes da  nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itajaí, que vai acrescentar 500 litros por segundo ao atual volume distribuído. 

Em um primeiro momento, apenas imóveis sem reservação própria devem ser afetados. Para minimizar o impacto nesse tipo de situação, a autarquia reforça o pedido de instalação de caixa d’água em todos os imóveis que ainda não possuem, conforme previsto na legislação.

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e (47) 3344-9000 ou ainda no WhatsApp e Telegram pelo (47) 99261-3492.