Economia de água é necessária em Itajaí e Navegantes

Retornar

19/12/2025 20h28

Ampliação do sistema de tratamento está em andamento e operação se inicia em 2026

O sistema de abastecimento de água potável de Itajaí e Navegantes encontra-se fragilizado e com áreas de baixa pressão nesta sexta-feira (19). Os pontos críticos estão concentrados principalmente nos bairros Centro, Praia Brava, Fazenda e Fazendinha. A causa da pressão reduzida é o consumo muito elevado, com o calor e o período de festas agravando a situação.

Grande parte das bombas de recalque, também chamadas de boosters e responsáveis por enviar água às regiões de maior altitude, entrou em desligamento de segurança por volta das 17h de hoje. Na prática, isso significa que imóveis em terrenos muito altos ou sem reservatório próprio podem deixar de ser abastecidos até o retorno da pressão.

Também há relatos de ocorrências de falta d’água nos bairros Brilhante, Cabeçudas, Cidade Nova, Paciência, Santa Regina e São João. A economia de água em toda a área urbana auxilia na melhor distribuição dos recursos disponíveis.

O Semasa está avançando rapidamente na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque, que vai acrescentar 500 litros por segundo (l/s) ao sistema de Itajaí e Navegantes no primeiro trimestre de 2026, uma ampliação de quase 40%. Para reforçar o abastecimento antes dessa grande inauguração, está sendo instalada uma unidade de ultrafiltração junto à ETA Arapongas, que vai produzir 85 l/s durante a temporada.

Não é possível indicar uma previsão de normalização, que depende de variáveis climáticas e do comportamento de consumo adotado por todos. Novas informações serão publicadas em www.semasaitajai.com.br e nas redes sociais oficiais do Semasa. Para emergências, utilize os canais de atendimento 24 horas pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou Whatsapp 47 99261-3492.