Entrar em contato com o SEMASA através do telefone 0800 645 0195.
Quando o consumo aumenta muito por causa de um vazamento, é responsabilidade do cliente consertar sua instalação e a cobrança é feita normalmente.
A exceção é quando o vazamento é extraordinário e comprovadamente de difícil localização. Nesses casos, o cliente pode abrir um processo administrativo junto ao Semasa, apresentando os seguintes documentos:
É importante também trazer a foto dos números da leitura no hidrômetro, para garantir que não se trata de um caso de erro de leitura.
Com a criação do processo, o Semasa poderá visitar o imóvel para realizar vistoria, onde serão analisados o local do vazamento, as peças empregadas no conserto, os vestígios do vazamento e qualquer detalhe adicional. Se já houver ocorrido outro vazamento no mesmo endereço em menos de um ano ou se a redução solicitada para a fatura for de mais de cem metros cúbicos, a vistoria será obrigatória.
Além da documentação e procedimentos para assegurar a dificuldade de identificação, para que ocorra a redução da fatura é necessário que não tenha havido outra solicitação por vazamento na mesma matrícula dentro do prazo de seis meses, que o local exato do vazamento não seja o mesmo de outro processo já analisado nos últimos três anos e que não haja outro consumo similar no histórico do cliente nos últimos 12 meses.
Vazamentos em caixas de descarga, torneiras, registros espanados e boias e ladrão de caixas d'água são considerados de fácil identificação. Outros locais de fácil identificação também podem ser determinados pela vistoria.
Se a análise do processo confirmar o vazamento de difícil identificação, o consumo que excede a média do cliente será reduzido em 70% para clientes com tarifa normal e em 90% para os usuários da tarifa social. A média do cliente será calculada pelos seis meses anteriores ao vazamento, quando for possível determinar o início, e pelo mês completo subsequente ao vazamento nos demais casos. A revisão pode abranger um máximo de três faturas.
Falsas comunicações de vazamento podem ser sujeitas a multa e demais providências legais. O resultado do processo administrativo será comunicado ao cliente pelo Semasa.
Para mais detalhes sobre os procedimentos, consulte os artigos 79 a 85 do regulamento do Semasa, disponível neste link.
Nos casos de corte de fornecimento por falta de pagamento, o cliente deve efetuar os pagamentos e apresentar no SEMASA para pedido de religação.
Art. 109 - O SEMASA providenciará desligamento da ligação de água nos seguintes casos, sem necessidade de aviso:
O cliente deverá fazer o pedido no SEMASA informando a metragem do deslocamento.
O redimensionamento de hidrômetro é solicitado principalmente por grandes consumidores, quando é verificado que o consumo médio previsto é maior do que o correspondente à ligação padrão. A solicitação de redimensionamento de hidrômetro só pode ser atendida após análise da área técnica.
Nos casos em que o aumento do consumo decorre de obras, são necessários os seguintes documentos:
Se o aumento da demanda não envolveu a realização de obras, os seguintes documentos são exigidos:
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