Área urbana de Itajaí registra baixa pressão no abastecimento

Retornar

11/09/2025 18h13

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que pontos de baixa pressão são registrados na rede de água potável em diversos bairros da área urbana de Itajaí na noite desta quinta-feira (11). O consumo elevado tem se acentuado ao longo da semana, acompanhando o aumento das temperaturas médias, e ultrapassando a atual capacidade de abastecimento do sistema.

Os principais reservatórios do sistema, localizados no Morro da Cruz e nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) São Roque e Arapongas, apresentam níveis críticos, sem previsão de recuperação plena.

Os bairros com mais ocorrências de falta d’água registradas nas últimas 48 horas são Praia Brava, Fazenda, Fazendinha, Centro, Nossa Senhora das Graças, São Vicente, Santa Regina, Dom Bosco, Ressacada, Murta, Salseiros e Cidade Nova.

Imóveis sem caixas d’água ou cisternas ou localizados em terrenos altos são os mais impactados. A maioria dos boosters, que são bombas de recalque responsáveis por pressurizar a água contra a gravidade, não possui vazão suficiente para operar adequadamente.

A economia de água em toda a área urbana de Itajaí e Navegantes é recomendada, pois contribui fortemente para a melhor distribuição da água disponível na rede e para a minimização dos incômodos.

O reservatório do Morro da Cruz encontra-se totalmente vazio. Já Arapongas registra aproximadamente 17% de sua capacidade, enquanto São Roque atinge o nível de 24% e Cabeçudas 43%. A produção nas ETAs São Roque e Arapongas é total, ultrapassando os 1.260 litros por segundo.