Rede de abastecimento da Ressacada tem serviços de sondagem

Retornar

24/09/2025 14h35

Procedimentos mobilizam equipes técnicas e máquinas pesadas em busca de melhoria na pressão local

 

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) está com duas frentes de trabalho na Ressacada nesta quarta-feira (24). Uma delas está focada na detecção de vazamentos no interior do bairro. A outra está preparando a infraestrutura para a realização de uma interligação que vai aumentar a pressão média do abastecimento na região.

A primeira frente iniciou os trabalhos pela escavação na esquina da José Siqueira com a Aristides Estevão da Silva, para avaliar o estado da rede no local, em que há redimensionamento. A estrutura demonstrou estar preservada e recebeu apenas uma manutenção padrão. Outros pontos com possíveis perdas de água estão sendo mapeados por meio do uso de geofone.

A segunda frente executa trabalhos preparatórios para a realização de uma readequação na rede que vai alterar o fluxo do abastecimento local, permitindo uma melhor distribuição. O procedimento é complexo e realizado em etapas, executadas por empresas com diferentes especialidades.

Neste primeiro momento, foi realizada uma escavação de três metros de profundidade na avenida Vereador Abraão João Francisco, em frente ao início da rua Vereador Abílio Otávio do Canto. Essa intervenção permite a medição precisa das estruturas atuais, para fabricação sob medida de um componente necessário para a execução de uma serviço conhecido como furo em carga, que consiste na realização de alterações nas tubulações sem interrupção do funcionamento. A utilização desse método é indispensável para prevenir a despressurização da rede, a perda de nível nos reservatórios e os demais incômodos associados.

Não houve impacto no trânsito da avenida Vereador Abraão João Francisco, conhecida como Contorno Sul, pois foi possível realizar a escavação fora da pista. Na José Siqueira, o bloqueio foi em meia pista.

Todos os recursos aplicados e atividades relatadas estão direcionados à resolução das ocorrências de falta d’água registradas por moradores da Ressacada nas últimas semanas. “Os esforços serão mantidos até a resolução completa dos problemas”, garante o Diretor Geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho.