Semasa prepara infraestrutura para instalação de nova Estação de Tratamento de Água

Retornar

24/09/2025 18h58

Procedimentos incluem a readequação de uma adutora que vai abastecer reservatórios

 

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) está realizando uma série de obras e serviços de engenharia em preparação para a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) modular, que vai acrescentar 500 litros por segundo de água potável ao atual sistema de distribuição.

Um momento-chave da operação acontecerá na madrugada deste domingo (28), quando uma adutora de 600 milímetros de diâmetro será seccionada e isolada para poder ser utilizada pela nova unidade. A readequação da tubulação de grande porte é indispensável para a ampliação da capacidade de produção do sistema.

O procedimento exige a interrupção total do funcionamento da ETA São Roque atual. O impacto no abastecimento abrange toda a área urbana de Itajaí e de Navegantes, principalmente ao longo do dia de domingo. A retomada da produção é gradual, com operação inicial em 50% e recuperação da capacidade total apenas após a finalização de todas as atividades relacionadas. 

O retorno da pressão à distribuição será lento, com pressões iniciais abaixo das médias regulares. A variação brusca nas pressões internas das tubulações também pode ocasionar turbidez na água. Em regiões altas ou imóveis sem reservatório próprio, alguns efeitos podem se estender ao longo de segunda-feira (29) ou até mesmo terça-feira (30).

A data foi programada para reduzir as interferências nas rotinas das cidades afetadas. Além da demanda de consumo aos domingos já ser usualmente abaixo da média dos demais dias da semana, a previsão de tempo nublado e com temperaturas amenas é favorável ao sucesso dos procedimentos técnicos e à restrição do uso de água ao essencial.

Atividades que consomem muita água, como lavar roupas, veículos e calçadas, devem ser antecipadas e realizadas até sexta-feira (26). A partir de sábado (27), deve-se restringir o uso, para preservar a caixa-d’água cheia, priorizando apenas o essencial: hidratação de pessoas e animais, preparo de alimentos e higiene pessoal. No domingo (28), durante a interrupção, a água deve ser utilizada de forma responsável e somente em atividades indispensáveis.

O Diretor Geral do Semasa, Celso Hugo Praun Filho, enxerga na ação uma necessidade há muito adiada e uma prova do comprometimento da gestão com as demandas reais da população. “É claro que no momento em que as obras exigem uma interrupção deste porte, com impacto para todo mundo, nós temos que pedir uma compreensão maior, porque cada um precisa contribuir um pouco, às vezes adiar planos. E é aí que entra a coragem de fazer o que precisa ser feito e o foco em um futuro, bem próximo, em que Itajaí receberá a água com a qualidade e a pressão que merece, em todas suas regiões”, comenta Celso.